top of page

Metodologias Ativas


“Metodologias ativas” tem sido um termo muito utilizado hoje em dia por tratar de resgatar nos alunos o protagonismo da sua aprendizagem, porém o mais apropriado é utilizarmos a expressão “aprendizagem ativa”, na qual o aluno deixa ser um mero receptor de informação, que necessita de intervenções aparentemente mais “passivas” do professor. Segundo Moran (2015), este termo refere-se às mudanças do cotidiano da escola a partir da forma de ensinar, trocando as aulas expositivas para metodologias ativas como situações problemas, desafios, descobertas, até mesmo nos jogos.

As metodologias ativas procuram explorar a aprendizagem e habilidades individuais dos alunos, construindo novos conhecimentos de forma significativa, prazerosa e instigante, abrindo caminhos para a criação e o interesse de novos conceitos (MATTAR, 2017).

MATTAR, João. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. 1ª

edição. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page